Câmara de Vereadores de Estância Velha
Câmara de Vereadores de Estância Velha
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE Nº 0630/2023 - Moção N.º 018/2023

Proponente: Ver. Jacob Paulo Immig

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO
PODER LEGISLATIVO DE ESTÂNCIA VELHA - RS

Na forma que dispõe o Regimento Interno do Poder Legislativo de Estância Velha (Art. 185, inciso XVI), o Vereador Jacob Immig com o apoio dos demais Vereadores propõe MOÇÃO DE RECONHECIMENTO, nos termos que passa a aduzir:

Roselaine de Vargas Lanius, nascida em 20/11/1969,  casada com Alécio Pedro Lanius, o casal tem dois filhos Paulo Henrique e Pedro Henrique, filha de José Antônio de Vargas e Maria Nair de Vargas, atualmente exerce as atividades de Dona de Casa, cuida de sua sogra que já tem  90 anos de idade, Ministra da Eucaristia da Igreja Católica, até o ano passado era  Presidente do Conselho da Escola Selvino Ritter no Bairro Floresta, ainda ajuda nas festas e promoções da escola e da comunidade, e, a  mais de há 30 anos organiza eventos, festas de final de ano para famílias carentes de nossa comunidade

Motivação:

A motivação maior é ver as crianças alegres e poder proporcionar um dia de diversão para elas e para suas famílias.

Poder juntar pessoas de diferentes lugares para poderem brincar, se divertirem, comer e participar juntos o que é muito gratificante.

 

A festa Para Famílias Carentes:

A festa começou a mais de 30 atrás com os pais da Roselaine e família, fazendo uma festa com comes e bebes em sua casa para as crianças da rua onde moravam no bairro Floresta, para celebrar o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida.

Com o tempo a festa foi continuando e os filhos começaram a assumir a organização da festa, a festa assim foi crescendo e mais crianças do bairro foram participando.

A festa passou então a ser em locais maiores como a sede do campo do Floresta, depois  a quadra da escola Selvino Ritter e mais crianças e famílias se juntaram participando de brincadeiras e ganhando brinquedos e prêmios.

Em 2022 a festa foi realizada no pavilhão da Igreja Católica, com sorteio de prêmios, brincadeiras, brinquedos infláveis e bastante comida boa. Juntando crianças de diferentes bairros da cidade, chegando a algo em torno de 300 crianças com seus familiares.

A organização hoje é feita por uma equipe bem grande, além dos irmãos e seus filhos outras famílias participam e ajudam a realizar o dia de festa.

 

Origem dos Recursos – Reciclagem:

De início a festa era custeada somente de doação e do próprio bolso de quem organizava, e depois veio o recolhimento de materiais dos mais diversos tipos para reciclagem , uma forma de poder ter mais recursos e atingir mais pessoas, para fazer uma festa ainda maior. Hoje a arrecadação através da reciclagem praticamente supre todo custo da festa.

Inicialmente arrecadava garrafas pet e latinhas de alumínio entre as famílias que participavam da festa, e de tempos em tempos a Roselaine passava recolhendo, separava e realizava a venda do material.

Com o tempo, mais gente começou a participar, e o pessoal foi passando adiante a ideia falando de um para outro.

Hoje todo tipo de material reciclável é arrecadado, famílias e empresas de diferentes bairros da cidade ajudam, inclusive pessoas de fora da cidade contribuindo com as arrecadações.

O recolhimento é feito diariamente em diferentes locais, a separação acontece em um galpão feito para isso e semanalmente são vendidos e destinados centenas de quilos de material reciclável.

Além dos materiais recicláveis, às vezes as pessoas doam também roupas ou móveis, que são destinados a quem precisa por meio de projetos como o Cáritas da Igreja Católica, Campanha do Agasalho ou mesmo por meio de conversas entre quem ajuda.

Outros projetos também são ajudados como o de arrecadação de tampinhas que são destinadas para Liga Feminina de Combate ao Câncer.

O meio ambiente agradece, a comunidade agradece, as famílias agradecem, e as crianças agradecem muito por toda essa doação de tempo, de carinho, de felicidade e de contagio de simpatia e gratidão.

Por essas razões, segue a MOÇÃO DE RECONHECIMENTO, a qual, devidamente processada, requer seja apreciada pelo Colegiado da Casa, aprovada e encaminhada a ROSELAINE DE VARGAS LANIUS.

 

Estância Velha, 29 de Setembro de 2023.

Atenciosamente,

Documento publicado digitalmente por JACOB PAULO IMMIG em 29/09/2023 às 10:39:35.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 441d9206f00d16f6fd20465ae1ed4b71.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.estanciavelha.rs.leg.br/autenticidade, mediante código 19890.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
JACOB PAULO IMMIG:25514598004 às 29/09/2023 10:39:44