Câmara de Vereadores de Estância Velha
Câmara de Vereadores de Estância Velha
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE Nº 0292/2024 - Indicação N.º 003/2024

  "REFORÇO NO POLICIAMENTO E FACILITAÇÃO AO ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE"

Origem: Ver. Lucas Fabiano Jacobus Konrdörfer

O (a) Vereador (a) , nos termos autorizadores do art. 197 do Regimento Interno, vem propor INDICAÇÃO pelas razões que abaixo segue:

 

REFORÇO NO POLICIAMENTO E FACILITAÇÃO AO ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE 

 

Com os recentes eventos climáticos que afetaram direta e indiretamente todo o Estado do Rio Grande do Sul, muitas cidades servem de pontos de refúgio para os milhares de desabrigados. Entre elas, Estância Velha.

O município cumpre seu papel social e oferece um mínimo de conforto a quem perdeu seus lares ou para quem está impedido de voltar para as suas casas momentaneamente, e isso é louvável.

Por outro lado, a oferta de abrigo a pessoas de fora da cidade traz um aumento significativo de pessoas numa mesma localidade, onde os moradores não estão habituados com o aumento no fluxo de pessoas nas redondezas. Tal aumento também precisa de cuidados por parte do Poder Público, para que possamos oferecer, sim, abrigo a quem precisa. Mas também segurança a quem já vive na nossa cidade.

O aumento inesperado e não programado de pessoas num pequeno espaço urbano traz a necessidade de ampliação, na mesma proporção, no atendimento dos direitos básicos dos cidadãos como acesso à saúde pública e à segurança.

 

Neste contexto, este vereador vem através desta Indicação solicitar:

- Aumento das rondas da Guarda Municipal, em especial nas localidades onde estão inseridos os abrigos para as vítimas das mudanças climáticas da região (dentro da possibilidade de Recursos Humanos disponíveis);

- Facilitação ao acesso à saúde pública municipal para as pessoas acolhidas nos abrigos e em casas de moradores da cidade.

 

Tais ações são importantes neste momento para que os moradores habituais possam continuar a se sentir seguros, e para que os acolhidos possam ter um atendimento mesmo sem toda a documentação originalmente necessária para acessar os serviços básicos de saúde (muitos perderam tudo nas enchentes).

 

Sendo o que se apresentava para o momento, renovo votos de estima e apreço.

Estância Velha, 15 de Maio de 2024.

Documento publicado digitalmente por LUCAS KONRDöRFER em 15/05/2024 às 15:39:30.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b110ab15bdd83bb74972cb152ca321b3.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.estanciavelha.rs.leg.br/autenticidade, mediante código 23492.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
LUCAS FABIANO JACOBUS KONRDORFER:01696819040 às 15/05/2024 15:39:36