Câmara de Vereadores de Estância Velha
Câmara de Vereadores de Estância Velha
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE Nº 0636/2024 - Moção N.º 012/2024

Proponente: Ver.ª Elizabeth da Silva Griebeler

MOÇÃO
PODER LEGISLATIVO DE ESTÂNCIA VELHA - RS

Na forma que dispõe o Regimento Interno do Poder Legislativo de Estância Velha (Artigo 182 Inciso XV), a Vereadora Elizabeth Griebeler com o apoio dos demais Vereadores propõe MOÇÃO DE PARABENIZAÇÃO, nos termos que passa a aduzir:

 

A  Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul: Uma Jornada de Fé e Expansão

A história da Assembleia de Deus no Rio Grande do Sul começou a ser escrita em 15 de abril de 1924, quando Porto Alegre testemunhou o primeiro culto pentecostal no Estado. Sob a liderança da missão Pr. Gustavo Nordlund, que chegou ao Rio Grande do Sul em 2 de fevereiro de 1924 com sua família, a chama do evangelho começou a se espalhar pelo sul do Brasil.

Em uma quinta-feira, 21 de novembro de 1946, a família Taranger embarcou em um DC-3 no aeroporto do Rio de Janeiro, com destino a Porto Alegre. Após escaladas em São Paulo e Curitiba, chegou à capital gaúcha, onde foram calorosamente recebidos pelos missionários Gustavo e Herberto Nordlund. Para Nils e Gustavo, aquele momento foi a realização de um sonho nutrido desde 1938, na Suécia, quando Nils sentiu o chamado para a obra missionária, e Gustavo pediu que ele o auxiliasse no Rio Grande do Sul, caso viesse ao Brasil.

Ao chegar, Nils Taranger encontrou morada em um sobrado na Rua Larga, hoje Santa Cecília, nº 281, gentilmente cedida por Pr. Herberto Nordlund. Desde então, Nils passou a contribuir nos cultos, encantando a congregação com seu canto e acordeão, sendo suas pregações traduzidas por Gustavo ou Herberto. Determinado a dominar a língua portuguesa, Nils contratou uma professora, nora do pastor Derli Chaves, da Igreja Metodista, que também foi presidente da Câmara de Vereadores e prefeito de Porto Alegre.

Naquele tempo, o Pr. Gustavo Nordlund liderava o trabalho em todo o Estado, visitando as compras regularmente. Ele designou o Pr. Herberto para cuidar da região da fronteira, enquanto o Pr. Olavo Nunes se encarregou da serra. As primeiras igrejas na fronteira surgiram em Itaqui, São Borja, Uruguaiana, Alegrete, Quaraí e Itacurubi, enquanto na serra, cidades como Passo Fundo, Nonoai, Palmeira das Missões, Boi Preto e Cruz Alta foram os primeiros centros de avivamento.

Com o passar dos anos, a Assembleia de Deus se consolidou em todo o Rio Grande do Sul, crescendo em tamanho e influência. As reuniões gerais, realizadas duas vezes por ano, eram aguardadas com grande expectativa e se assemelhavam às convenções espirituais. Nesses encontros, o foco permanece na Palavra e na oração, com pouco tempo destinado a assuntos administrativos. Durante o dia, os fiéis se dedicavam aos estudos bíblicos, enquanto à noite, os cultos de avivamento eram marcados por milagres, maravilhas e o derramamento do Espírito Santo.

Em 1948, a cidade de Estância Velha recebia o casal João Carlos dos Santos e sua esposa Luiza, vindos de Taquara. Condenados de sua fé, abriram as portas de sua residência no Bairro União para os cultos. Sob a jurisdição do Pr. Aleixo Flores da Silva, de São Leopoldo, a obra foi ampliada e consolidada. Em 1985, o campo de Estância Velha foi desmembrado de São Leopoldo e anexado ao campo de Canoas, sob a liderança do Pr. Edgar de Souza Machado.

A emancipação do campo de Estância Velha ocorreu em 10 de janeiro de 1991, quando o Pr. Dalmiro de Souza Lemos assumiu a presidência, posição que ocupou até 2003. Com a jubilação do Pr. Dalmiro, o Pr. Joel Michel da Silva assumiu a liderança, oportunamente até 2020. Em 9 de agosto de 2020, o Pr. Josias Figueiredo da Silva assumiu a presidência, com o Pr. Joel Michel sendo transferido para Caxias do Sul.

A liderança da igreja passou por uma transição em 3 de novembro de 2022, quando o Pr. Josias Figueiredo solicita a sua saída da presidência. Em 6 de novembro de 2022, o Pr. João Maria Hermel foi empossado como presidente interino, cargo que ocupou até 12 de novembro de 2022, quando o Pr. Valmir Borges dos Santos, juntamente com sua esposa Gisela Freitag, foi nomeado por convenção (CIEPARDERGS) como o novo Pastor Presidente. O casal veio do Campo Vicente, em Nova Hartz, trazendo consigo uma nova era de liderança e compromisso com a expansão do Reino de Deus.

A história da Assembleia de Deus em Estância Velha é marcada por momentos de fé, perseverança e dedicação inabaláveis. Desde sua fundação em 1948 até a emancipação em 1991, passando por várias transições de liderança, a igreja tem sido um farol de luz e esperança, guiando vidas incontáveis ​​ao caminho do evangelho.

 

Por essas razões, segue a MOÇÃO de Parabenização pelos cem anos da Assembleia de Deus no RS, a qual, devidamente processada, requer seja apreciada pelo Colegiado da Casa, aprovada e encaminhada a  Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Estado do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS), e a Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Estância Velha.

 

Estância Velha, 22 de Agosto de 2024.

Atenciosamente,Vereadora Beti Griebeler.

Documento publicado digitalmente por ELIZABETH GRIEBELER em 22/08/2024 às 21:11:43.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8fd6229947299aa0a68e177b18556b6c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.estanciavelha.rs.leg.br/autenticidade, mediante código 24923.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ELIZABETH DA SILVA GRIEBELER:55566251072 às 22/08/2024 21:12:15