Câmara de Vereadores de Estância Velha
Câmara de Vereadores de Estância Velha
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE Nº 0907/2024 - Moção N.º 019/2024

Proponente: Ver. Yuri Campos

MOÇÃO
PODER LEGISLATIVO DE ESTÂNCIA VELHA - RS

Na forma que dispõe o Regimento Interno do Poder Legislativo de Estância Velha (Artigo 182 Inciso XV), o Vereador Yuri Campos, com o apoio dos demais Vereadores propõe MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E PARABENIZAÇÃO as alunas Angelina Wingert Specht Gabriela Kirsten Weber, nos termos que passa a aduzir:
 
As alunas Angelina Wingert Specht Gabriela Kirsten Weber, da Escola Municipal Otávio Rocha, representaram a instituição de educação e a cidade de Estância Velha na MOSTRATEC JÚNIOR, que ocorreu entre os dias 21/10 a 24/10, na cidade de Novo Hamburgo, onde apresentaram o trabalho da "Proposta de Substituição ao Plástico" e foram premiadas e garantiram o 3º lugar, na importante feira de ciências e tecnologia da região.

Importante trilharmos o caminho que elas percorreram até a conquista na MOSTRATEC, levando o nome da cidade para a região:
O trabalho começou a ser desenvolvido no ano de 2023, sendo assim é um trabalho de quase 2 anos. No ano passado elas apresentaram na FECOR (Feira Científica da Otávio Rocha), mas não foram premiadas, mesmo assim não desistiram e continuaram com o desenvolvimento do trabalho. 

Durante o ano de 2024 continuaram os testes e aprimoraram o trabalho científico. Apresentaram novamente na FECOR e foram premiadas em 1º lugar, garantindo vaga para a Feira Municipal de Estância Velha.
Apresentaram seu trabalho na FEICITEC (Feira Municipal de Estância Velha), e foram premiadas em 1º Lugar, gabaritando a pontuação dos avaliadores (todos deram nota máxima para elas), e sendo assim garantiram vaga para a MOSTRATEC JÚNIOR.
 
Na MOSTRATEC JÚNIOR, que aconteceu nos dias 21/10 a 24/10, apresentaram o trabalho e foram premiadas e garantiram o 3º lugar, ganharam credenciamento para participar da MoExP em Osório – RS, e foram premiadas com bolsa de 100% no curso técnico no IENH.

O trabalho consiste em pesquisas realizadas, onde calcula-se que 8,9 bilhões de toneladas de plásticos já foram fabricados desde meados do século passado, sendo que, desses, 6,3 bilhões de toneladas já viraram lixo, enquanto que 2,6 bilhões de toneladas estão em uso. O plástico é um dos principais poluentes, desde que foi criado, principalmente porque sua decomposição, conforme estudos, pode levar mais de 400 anos, sendo assim, uma alternativa para sua substituição torna-se urgente e necessária. O tema desenvolvido neste trabalho aborda, portanto, a possibilidade da substituição do plástico por material biodegradável, sendo que a pesquisa é de natureza experimental.

O problema da pesquisa gira em torno do questionamento quanto à possibilidade de  encontrar uma alternativa biodegradável para a substituição e redução do consumo do  plástico tradicional. A hipótese está relacionada à viabilidade de criação de uma matéria prima biodegradável, a partir da combinação do Alginato de Sódio com o Lactato de Cálcio. O objetivo  do trabalho é, além de criar o plástico biodegradável, também observá-lo, desde sua criação até sua decomposição, e compará-lo com outras propostas de bioplásticos já existentes, apresentando por fim a possibilidade deste vir a substituir o plástico tradicional. Antes, porém, apresentam-se  informações que embasam este objetivo: os elementos de composição do plástico tradicional; algumas alternativas já encontradas para evitar seu consumo excessivo; dados de investigação obtidos em empresas de fabricação de plástico locais, que envolvem o processo de fabricação, a matéria-prima utilizada e a demanda em termos de consumo, e reaproveitamento; os resultados de comparações entre bioplásticos já existentes e destes com o desenvolvido e, finalmente, a apresentação dessa nova proposta de plástico à base de componentes biodegradáveis. O trabalho ainda se encontra em processo de desenvolvimento, portanto não é conclusivo; vem sendo aprimorado já há dois anos. Até o presente momento,  o trabalho atingiu seu objetivo, apresentando a criação de uma matéria prima biodegradável que pode vir a substituir o plástico tradicional. 

Por essas razões, segue a MOÇÃO DE RECONHECIMENTO E PARABENIZAÇÃO, a qual, devidamente processada, requer seja apreciada pelo Colegiado da Casa, aprovada e encaminhada as alunas Angelina Wingert Specht Gabriela Kirsten Weber.

 

Estância Velha, 14 de Novembro de 2024.

Atenciosamente,

Documento publicado digitalmente por YURI CAMPOS em 14/11/2024 às 16:54:46.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d1922bcc8c84e7bda1924603991e2eff.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.estanciavelha.rs.leg.br/autenticidade, mediante código 26143.


Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
YURI DE CAMPOS:04131431041 às 14/11/2024 16:54:57