#CAMARA#
Câmara de Vereadores de Estância Velha
Estado do Rio Grande do Sul

EXPEDIENTE Nº 0137/2025 Projeto de Lei N.º 003/2025

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Antônio Albino Worst Dilkin PL 18/02/2025

Estância Velha RS, fevereiro de 2025.

                             

Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras:

 

Segue em anexo minuta de Projeto de Lei que “Denomina rua localizada no bairro União”.

Uma rua tradicional da cidade, localizada no bairro União, sendo ela paralela à Avenida Presidente Vargas, onde hoje se encontra o Paradouro Oswaldo Metz, encontra-se ainda sem denominação, o que causa estranheza para os moradores e dificulta o dia a dia de quem depende da rua para trabalhar com entregas ou corridas por aplicativo.

A intenção é homenagear um estanciense de raiz, o primeiro Intendente que geriu o município no ano de 1930. Para apresentar a história de Carlos Mattes Neto, transcrevo o Blog “Estância Velha 1959” do munícipe Jonas Ebling Rambow:

“A Transformação Administrativa de Estância Velha: De Povoação a Distrito e os Primeiros Subintendentes

Após a Proclamação da República em 1889 e a queda da monarquia, o Brasil passou por uma série de reformas administrativas, especialmente no que tange à organização dos municípios. Durante o período de transição para a nova República, as administrações municipais foram centralizadas nos Conselhos Municipais de Intendência, e o sistema de intendência passou a ser aplicado nas várias regiões do país. Estância Velha, até então uma povoação pertencente ao terceiro distrito de Bom Jardim, fez parte dessa transformação administrativa.

Neste contexto, a figura do intendente surgiu como uma autoridade municipal, designada pelo governo, com a responsabilidade de administrar os distritos e vilas. Cada município, então, nomeava um subintendente para cada distrito, que tinha a função de representar o poder local e gerir as questões do dia a dia da população.

Estância Velha, que inicialmente pertencia ao terceiro distrito de Bom Jardim, passou a ser reconhecida como distrito de São Leopoldo, o décimo distrito. Esse processo de desmembramento e reorganização administrativa foi formalizado em 15 de janeiro de 1930, por meio do Decreto 117 de São Leopoldo, que oficializou a mudança. Apenas alguns dias depois, em 21 de janeiro de 1930, o primeiro subintendente de Estância Velha foi nomeado: Carlos Mattes Neto.

Carlos Mattes Neto nasceu em 10 de outubro de 1890, na localidade de Poço das Antas, que na época pertencia a São Sebastião do Cai (hoje Município de Poço das Antas). Era filho de Albin Mattes e Elisabeth Heinz e teve uma vida marcada pela atividade comercial. Ele foi proprietário de uma loja de fazendas e atuou como ecônomo da Sociedade de Canto União, importante instituição cultural da cidade. Em 20 de abril de 1913, Carlos se casou com Wilma Lydia Engelmann, nascida em 4 de julho de 1894, e filha de Friedrich Wilhelm Engelmann e Amélia Mattes.

Quando foi nomeado intendente durante o período do Estado Novo, em 1930, Carlos Mattes Neto decidiu vender seu estabelecimento comercial para Oswin Hugo Mattes, e a loja foi instalada na esquina da Rua Presidente Lucena com Rua Portão, onde hoje existe uma edificação. Essa transação marca o fechamento de um ciclo na vida de Carlos, que se dedicou à administração pública local.

Além de Carlos Mattes Neto, outros nomes importantes ocuparam a posição de subprefeitos ao longo dos anos em Estância Velha. Entre eles, destacam-se Ênio dos Santos, Menna Hoff, Emilio Christiano Winter, Erni Quaresma da Silva e Helberto Klein, que também exerceram funções administrativas na cidade, contribuindo para o desenvolvimento e organização do município em diferentes períodos históricos.

A nomeação de Carlos Mattes Neto e a transformação de Estância Velha em distrito de São Leopoldo marcaram um momento de significativa mudança para a cidade. A administração local passou a contar com uma estrutura mais organizada e com representantes do governo municipal que, ao longo do tempo, moldaram a história e a evolução de Estância Velha como um importante polo de crescimento e desenvolvimento na região.”

Por isso, peço a aprovação deste Projeto de Lei pelos nobres colegas Vereadores.

 

 

 

 

 

Vereador do PL Antônio Worst

         Autor

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE LEI Nº      /2024

 

 

Denomina rua localizada no bairro União.

 

 

O Prefeito Municipal de Estância Velha RS.

Faço saber que o Poder Legislativo aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º. Denomina rua localizada no bairro União, de rua Carlos Mattes Neto.

Parágrafo único. A via que esta Lei trata é a primeira rua paralela à avenida Presidente Vargas, que se conecta com duas ruas, a leste com a Rudy Benno Kruse, e a oeste com a Afrânio Peixoto.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

Estância Velha, em

                                                 Diego Willian Francisco

                                                        Prefeito Municipal

 

 

Registre-se e Publique-se.

                                      

Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por ANTôNIO WORST em 12/02/2025 às 10:35:16.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação d73889c967d44e2bd34f01456fbad441.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://www.estanciavelha.rs.leg.br/autenticidade, mediante código 27578.


O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.